CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DESCRITIVA DE BIÓPSIAS DE PRÓSTATA EM CENTRO ÚNICO

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é uma das neoplasias mais comuns entre a população masculina, sendo seu diagnóstico feito de forma definitiva por meio de análise anatomopatológica de fragmentos colhidos por biópsia, e auxiliado por meio do uso da Ressonância Nuclear Magnética Multiparamétrica da Próstata. Desse modo, mostra-se benéfico compreender o perfil dos pacientes submetidos a tal procedimento, bem como os resultados do exame de imagem previamente mencionado e das análises histopatológicas.

Objetivo: Realizar uma análise descritiva de dados relevantes relacionados ao exame de Biópsia de Próstata por técnica transretal.

Métodos: Estudo retrospectivo observacional, envolvendo 143 pacientes que realizaram biópsia entre setembro de 2020 e outubro de 2023. Os dados coletados incluiram idade, índice de massa corporal (IMC), antígeno prostático específico (PSA), volume prostático, PI-RADS, lateralidade da lesão-alvo, número de fragmentos retirados e grau ISUP do material colhido.

Resultados: Os pacientes compreendidos no estudo apresentaram medianas de idade, IMC, PSA, volume próstatico e PIRADS, respectivamente, de 67.5 anos (IQR 24.6 – 29.7), 26.7 kg/m² (IQR 24.6 – 29.7), 5.81 ng/dL (IQR 4.03 – 10.0), 77g (IQR 32.0 – 60.0) e 4 (IQR 3.00 – 4.00). Foram detectadas mais lesões-alvo no lobo prostático esquerdo (53,6% do total) em comparação com lesões a direita (39,1%) e bilaterais (7,2%). O grau ISUP mais comum encontrado foi ISUP 1 (25,6%), seguido pelo grau 2 (18,8%), grau 3 (15,4%), grau 4 (5,1%) e grau 5 (4,3%). 30,8% dos pacientes não apresentaram lesão.

Conclusão: A análise dos níveis de PSA reforça a importância desse parâmetro na triagem e no acompanhamento do câncer de próstata, visto que a mediana de PSA foi de 5,81 ng/dL, um valor que está dentro da faixa de alerta para a necessidade de investigações adicionais. A Ressonância Nuclear Magnética Multiparamétrica da Próstata (PI-RADS) também demonstrou ser uma ferramenta valiosa na identificação de lesões suspeitas, com a maioria dos pacientes apresentando um PI-RADS 4. A lateralidade das lesões-alvo mostrou uma ligeira predominância no lobo prostático esquerdo, o que pode ter implicações para futuras abordagens diagnósticas e terapêuticas. Por fim, o fato de que 30,8% dos pacientes não apresentaram lesão reforça a importância de um diagnóstico preciso e criterioso, para evitar biópsias desnecessárias e o consequente estresse para o paciente.

Palavras Chave

Câncer de Próstata; BIÓPSIA; Análise descritiva

Área

Geral

Categoria

Coortes retrospectivas ou prospectivas

Autores

Gustavo Dias Araujo, Lucas de Souza Tavares, Gabriel Elbachá Nery Duran, Antônio Vítor Nascimento Martinelli Braga, Felipe Santos Marimpietri, Marcelo Cerqueira, Filip Messias Santana Prado, Rafael Tourinho-Barbosa, Lucas Teixeira Batista