Dados do Trabalho
Título
Correlação de HPB e STUI com Síndrome Metabólica (NCEP-ATP III) em Pacientes de um Ambulatório de Urologia no Interior do Ceará.
Resumo
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum em homens com mais de 50 anos, caracterizada pelo aumento das células estromais prostáticas, resultando na obstrução da bexiga prostática e sintomas do trato urinário inferior (STUI), que diminuem a qualidade de vida . A HPB está frequentemente associada a comorbidades como diabetes, doenças cardiovasculares e neurológicas. Diversas pesquisas apontam uma correlação entre a síndrome metabólica (SM) e o risco de STUI e HPB. A SM é caracterizada por obesidade, dislipidemia, hiperglicemia, hipertensão arterial e resistência à insulina, contribuindo para mudanças patológicas na próstata e HPB. Em 2015, a Sociedade Brasileira de Cardiologia adotou os critérios do NCEP-ATP III para diagnosticar SM.Objetivo:O estudo visa correlacionar a HPB e os STUI com a síndrome metabólica em pacientes de um ambulatório de urologia, utilizando os critérios do NCEP-ATP III para definir SM.Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado envolvendo pacientes diagnosticados com HPB em um ambulatório de urologia no Ceará. Foram coletadas informações sobre HPB e síndromes metabólicas (hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade e diabetes mellitus) por meio de questionários.Resultados: Foram incluídos 43 pacientes, com idade média de 66 anos. Destes, 36 (83,7%) apresentaram sintomas de STUI. Quinze pacientes (34,8%) foram diagnosticados com síndrome metabólica, e destes, 14 (93,3%) apresentaram STUI. Dos 28 pacientes sem síndrome metabólica, 78,5% apresentaram STUI. Pacientes com circunferência abdominal ≥ 102 cm, triglicerídeos ≥ 15mg/dL, HDL ≤ 40mg/dL, pressão arterial ≥130/85mmHg e glicemia de jejum ≥100mg/dL apresentaram maior prevalência de sintomas de STUI.A análise da ultrassonografia prostática revelou que 3 pacientes tinham próstata com volume até 30 gramas, dos quais 1 (33,3%) tinha síndrome metabólica. No grupo com próstata entre 30 e 40 gramas, havia 3 pacientes, dos quais 1 (33,3%) apresentava síndrome metabólica. Entre os pacientes com próstata > 40 gramas, 12 (63%) tinham síndrome metabólica.Conclusão: Este estudo indica uma correlação significativa entre síndrome metabólica e sintomas de STUI, sugerindo que a gestão da síndrome metabólica pode reduzir a prevalência de STUI em pacientes com HPB. Pacientes com próstata > 40 gramas mostraram maior prevalência de síndrome metabólica, indicando a necessidade de uma abordagem integrada para o tratamento metabólico e controle do volume prostático.
Palavras Chave
Síndrome metabólica; HPB; Próstata
Área
Geral
Categoria
Estudos transversais
Autores
MARIA CLARA ALVES AVELINO, KAUÃ TELES PINHO, LUCAS BRUNO BORGES, CLODOALDO DE OLIVEIRA CRUZ, PEDRO MARIANO ANDRADE ALVES, LAURA AUGUSTA FREIRE BATISTA, MARIA EDUARDA MONTENEGRO LIMA, SOPHIA PRACIANO SAMPAIO ROCHA, SULINHA CLARA ALBUQUERQUE MELO, CAMILLY EMILY PEREIRA DE MENEZES