Dados do Trabalho
Título
Sarcopenia como fator de risco para hipoatividade detrusora
Resumo
INTRODUÇÃO: A perda de força muscular é o principal parâmetro para a identificação da sarcopenia. A área transversal total do músculo psoas no nível de L3, ajustada para a altura do indivíduo, conhecida como índice do músculo psoas (IMP), mostra uma boa correlação com a quantidade total de músculo corporal.
Diversas condições podem provovocar sintomas do trato urinário inferior. Dentre elas, a hipoatividade detrusora (HD), diagnosticada através de estudo urodinâmico (EUD), que corresponde ao enfraquecimento da musculatura vesical.
Não há estudos na literatura que avaliem a correlação entre sarcopenia radiológica e função miccional.
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é relacionar o diagnóstico urodinâmico de HD com o diagnóstico radiológico de sarcopenia, além de identificar outros possíveis fatores de risco associados à HD.
MÉTODOS: Identificamos pacientes em nossa instituição que realizaram EUD entre janeiro de 2015 e dezembro de 2021, e que também possuíam também um exame de imagem transversal do abdome, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, com um intervalo máximo de 180 dias do EUD. Dados de ambos os estudos, incluindo a área do músculo psoas e o perfil clínico do paciente, foram coletados. O diagnóstico de HD foi revisado para cada paciente, após análise do exame, por urologistas experientes. A comparação das características dos pacientes com e sem HD foi realizada para identificar fatores de risco. A sarcopenia radiológica foi definida como PMI <545 mm²/m² em homens e <385 mm²/m² em mulheres. Variáveis categóricas foram analisadas usando o teste do qui-quadrado e o teste exato de Fisher. Variáveis quantitativas foram analisadas usando o teste de Mann-Whitney. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da instituição e os formulários de consentimento foram obtidos eletronicamente.
RESULTADOS: Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2021, foram realizados 3.569 EUDs em nossa instituição. Ao todo, 927 indivíduos tinham também um estudo de imagem com intervalo máximo de 180 dias. Após extração de dados e exclusões, um total de 894 pacientes foram incluídos. Após análise univariada, sarcopenia radiológica, idade >70 anos, fluxo urinário máximo <10 mL/s, sexo masculino, mulheres pós-menopausa, histórico de retenção urinária, uso de cateteres vesicais permanentes, diabetes, doença neurológica e eficiência de esvaziamento da bexiga apresentaram correlação estatisticamente significativa com BH (p<0,001 a p=0,003).
CONCLUSÃO: A sarcopenia radiológica baseada no PMI, assim como outros dados clínicos, está significativamente associada à HD.
Palavras Chave
Hipoatividade detrusora; Sarcopenia; Urodinâmica
Área
Geral
Categoria
Estudos transversais
Autores
Marcelo Langer Wroclawski, Hugo Octaviano Duarte-Santos, Murilo Borges Bezerra, Luis Augusto Rios, Fernando Morbeck Coelho, Gabriel Laverdi Beraldo, Rodrigo Marques Carneiro, Gustavo Caserta Lemos, Ronaldo Hueb Baroni, Arie Carneiro