Dados do Trabalho
Título
Análise descritiva e Epidemiológica do procedimento de Nefrectomia Total em Oncologia no período de 2013 a 2023.
Resumo
Introdução: O câncer de rim é o terceiro mais frequente do aparelho geniturinário, representando 3% das neoplasias do adulto. Todavia, apresenta um elevado índice de mortalidade, devido a sua evolução majoritariamente assintomática. A abordagem de tratamento principal para a neoplasia é a nefrectomia, que pode ser parcial ou radical a depender da extensão do tumor.
Objetivo: Avaliar as características sociodemográficas de pacientes submetidos a Nefrectomia Total em Oncologia no país no período de 2013-2023
Metodologia Científica: Estudo descritivo, transversal, através do Sistema de Informações Hospitalares no Departamento de Informática do SUS (SIH/DATASUS) entre janeiro de 2013 e dezembro de 2023. O procedimento escolhido foi Nefrectomia total em oncologia. As variáveis selecionadas para o estudo foram: Região, Ano de atendimento, Número de internações, Valor médio de internação, Valor total e Média de permanência.
Resultados: Houve um total de 21.209 internações por Nefrectomia Total em oncologia no período estudado. Dessas, a predominância das cirurgias ocorreu na região Sudeste do Brasil, com um total de 11.191 internações, mais da metade do total realizado no país, com 52,8%. A região com menor número de cirurgias foi a região Norte, com apenas 5,3% do total, número 9,8 vezes menor em comparação com a região Sudeste. O Sudeste, portanto, foi a região com maior valor total gasto no período, representando 53,6% dos 60.454.869,33 reais gastos com a cirurgia no Brasil. Enquanto a região Centro-Oeste investiu cerca de 3.122.682,71, 5,2% do total gasto no país. O Nordeste apresentou menor valor médio por internação, com custo por paciente com média de 2.684,83 e a região norte, com maior valor médio por paciente, mostrou custo de 2.994,71, sem variância relevante nas demais regiões. A média de dias de internação após a cirurgia é em média 6,45 dias no Brasil, sem grandes variações entre as regiões, exceto pela região Norte com média de 9,45 dias de internação.
Conclusão: A região Sudeste apresentou o maior número de internações e maior valor total do procedimento, enquanto a região Norte possuiu o maior valor de custo médio por paciente e mais dias de internação. Logo, percebe-se uma disparidade regional na realização de Nefrectomia Total em oncologia no país. Assim, torna-se peremptório políticas públicas que assegurem equidade no tratamento cirúrgico, de forma a promover igualdade de acesso à saúde nas áreas mais deficientes e com menos recursos.
Palavras Chave
Nefrectomia; Cirurgia; Tratamento
Área
Geral
Categoria
Estudos transversais
Autores
Ana Luisa Oliveira Amaral Alves, Felipe Santos Marimpietri, Pedro Macedo Beltrão, Malik Pinheiro Prates, Filip Messias Santana Prado, Rafael Tourinho Barbosa, Lucas Teixeira Batista