Dados do Trabalho
Título
Incidência de Complicações Infecciosas Após Realização de Biópsia de Próstata com o uso de Fosfomicina
Resumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVO
A biópsia da próstata é um exame essencial para o diagnóstico do câncer de próstata, sendo realizada na maioria dos casos auxiliado por ultrassonografia transretal. Dentre as complicações possíveis a prostatite aguda é uma das mais preocupantes, visto que pode resultar em quadro séptico com rápida evolução. Isso é um dos motivos pelos quais se preconiza a realização de antibioticoprofilaxia. O objetivo deste estudo é demonstrar a incidência de complicações infecciosas pós biópsia de próstata, com a utilização da fosfomicina como profilaxia.
MÉTODOS
Estudo prospectivo com pacientes submetidos a biópsia de próstata entre agosto de 2021 até dezembro de 2023. Foram incluídos pacientes com urocultura negativa prévia ao procedimento e foi realizado uso de fosfomicina 3g 1 hora antes do procedimento e 24 horas após o procedimento. Foram consideradas complicações infecciosas pacientes que necessitaram do uso de antibioticoterapia terapêutica por infecção sintomática ou presença de positividade em uroculturas colhida 1 semana e 1 mês após procedimento.
RESULTADOS
Foi realizado um total de 65 biópsias, em centro cirúrgico com sedação e anestesia local. A média de idade dos pacientes foi de 63.7 ± 8.1 anos, com 12 (18,4%) deles sendo diabéticos. O volume prostático médio foi de 51.1± 22.5 gramas, e valor médio de PSA foi de 8.01± 5.7 ng/dl. Foi observado no seguimento que 4 (6%) apresentaram urocultura positiva, sendo que 3 (4%) com sintomas urinários e apenas 1 (2%) evoluindo para sepse de foco urinário
CONCLUSÃO
O uso da fosfomicina como profilaxia apresentou incidência de complicações infecciosas dentro dos parâmetros da diretriz da European Association of Urology (EAU), sendo medicação com boa tolerabilidade e fácil posologia.
Palavras Chave
ANTIBIÓTICOPROFILAXIA; BIÓPSIA; FOSFOMICINA
Área
Geral
Categoria
Coortes retrospectivas ou prospectivas
Autores
MATHEUS MARQUES PAULO NETO, Tiago Cyrillo Devitte, Joao Vinicius de Alcântara Cheloni Souza, Mickael Savio Balduino, Michel Azzem Goes, Rafael Tsutomu Yadoya, Thainã de Oliveira Azambuja, Rubens Pedrenho Neto, Henrique Cunha Vieira, Rodrigo Perrella