CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Análise Descritiva e Epidemiológica dos Procedimentos de Cistectomia Total de 2013 a 2023.

Resumo

Introdução: O câncer de bexiga é uma neoplasia que embora afete majoritariamente adultos velhos, pode ocorrer em todas as faixas etárias. Sob essa perspectiva, uma das abordagens principais é a cistectomia, que pode ser total ou parcial. Assim, ela visa controlar a disseminação da patologia, melhorar as chances de cura e prolongar a sobrevida dos pacientes.
Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico e sociodemográfico de pacientes submetidos à cistectomia total por câncer de bexiga de 2013 a 2023 no Brasil.
Metodologia Científica: Estudo descritivo, transversal, realizado com Sistema de Informações Hospitalares no Departamento de Informática do SUS (SIH/DATASUS) entre janeiro de 2013 e janeiro de 2023. O procedimento selecionado foi: Cistectomia Total. As variáveis utilizadas para o estudo foram: Ano/ Mês Atendimento, Região, Número de Internações, Valor total, Média de Permanência, Taxa de Mortalidade e Valor Médio Intern.
Resultados: No período estudado, houve um valor total gasto por ano atendimento segundo Região/Unidade da Federação de 1.998.736 reais. A maior parte do custo foi proveniente do Sudeste do Brasil, sendo responsável por 62% do valor total, mais da metade de todo gerado no país. A região do país com menor custo foi a Região Centro-Oeste, com somente 5% do total, número 12,5 vezes menor em comparação com o Sudeste. O Sudeste também é a Região com maior número de procedimentos, onde 299 pacientes foram internados. O Nordeste apresentou menor valor médio por internação, com custo por paciente com média de 2463,308 reais e a região Sudeste, com maior valor médio por paciente, mostrou custo de 3913,681 reais. A média de dias de internação após a Cistectomia Total é em média entre 7 a 14 dias no Brasil, sendo que há grandes variações entre as regiões, onde a Região Sudeste possui maior média,16,5 dias, e a Região Nordeste possui menor média, 7,3 dias. A taxa de mortalidade média foi de 4,82, sendo a maior atribuída à Região Sudeste com 11,26 e a menor à região Norte com 2,27.
Conclusão: A análise revela disparidades regionais significativas na realização de cistectomias totais no Brasil, com o Sudeste apresentando maior volume de cirurgias e investimento, enquanto o Centro-Oeste registra o menor custo total. Apesar de variações nos custos médios por internação, a mortalidade é mais elevada no Sudeste. É necessário aumentar o acesso e a equidade nos tratamentos de maneira estratégica para as regiões nacionais.

Palavras Chave

Cistectomia total; Epidemiologia; Disparidades regionais

Área

Geral

Categoria

Estudos transversais

Autores

Pedro Macêdo Beltrão, Malik Pinheiro Prates, ⁠Letícia Freire de Carvalho Mattos, Felipe Santos Marimpietri, Antônio Vítor Nascimento Martinelli Braga, ⁠Ana Luisa Oliveira Amaral Alves, Mariana Oliveira Pires Portugal, Arthur Guimarães de Freitas, Filip Messias Santana Prado, Lucas Teixeira Batista