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Dados do Trabalho


Título

Resultados educacionais e profissionais de uma liga acadêmica de urologia no Brasil: Análise de 16 anos de formação, satisfação e trajetória dos egressos

Resumo

Introdução:
As ligas acadêmicas de medicina são grupos organizados por estudantes que oferecem conhecimento especializado e oportunidades de pesquisa, ajudando estudantes a fazer escolhas de carreira. A Liga Acadêmica de Urologia da FMUSP (LAU) existe desde 2006 e é vinculada à Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina.
Objetivo:
Avaliar o impacto da LAU em termos de satisfação, experiências e influência na especialização. A hipótese é que a LAU proporciona conhecimentos e habilidades duradouras, podendo influenciar na escolha da especialização.
Método:
O estudo foi aprovado pelo CEP e os participantes assinaram o termo de consentimento. Um questionário eletrônico foi enviado por e-mail aos membros atuais e egressos da LAU em fevereiro de 2024. Dos 246 membros elegíveis (230 egressos e 16 atuais), contatamos 226. Avaliamos os motivos para ingressar na liga, satisfação, status profissional atual e impacto na escolha da especialização.
Resultados:
Cento e onze (49,1%) pessoas com idade mediana de 31 [27-35] anos (91% do sexo masculino) responderam ao questionário. Entre eles, 44,2% são especialistas/residentes de áreas cirúrgicas (sendo 10,8% urologistas), 36% especialistas/residentes de áreas não cirúrgicas ou generalistas e 19,8% acadêmicos.
As principais motivações para participar da liga foram aprender urologia (77,5%), conhecer uma especialidade cirúrgica (56,8%) e recomendações de colegas (56,8%). Setenta e cinco (67,6%) não participaram de pesquisa científica durante a liga, 19 (17,1%) participaram, mas não concluíram, e 17 (15,3%) concluíram ao menos uma. Setenta e sete (69,4%) participaram de três ou mais ligas durante a faculdade, 21 (18,9%) de duas, 11 (9,9%) de uma e 2 (1,8%) apenas da LAU. Setenta e nove (71,2%) afirmaram que a LAU complementa a formação regular. Sobre o impacto na escolha da especialização, 50% dos acadêmicos consideram se especializar em urologia e 40,9% em outra área cirúrgica. Entre urologistas/residentes de urologia, 78,6% afirmaram que participar da LAU influenciou sua escolha. Em uma escala de 0 a 10, a satisfação com a liga foi 9 [8-9]; 55,9% consideraram a LAU superior e 35,1% de mesmo nível que outras ligas.
Conclusão:
A LAU teve impacto significativo na formação de seus membros, altos níveis de satisfação e influência positiva na escolha da especialização. A maioria relatou que a liga oferece boas oportunidades de prática clínica e pesquisa, ressaltando a importância das ligas como modelo de educação complementar.

Palavras Chave

Ensino médico; Liga Acadêmica; Urologia

Área

Geral

Categoria

Estudos transversais

Autores

Eduardo Zinoni Silva Pato, Luiz Carlos Neves de Oliveira, Jose de Bessa Jr, Gabriel Kayano Freudenthal, Guilherme Pimenta Roncete, Luiza Rafih Abud, Victor Hondo Silva de Moraes, William Carlos Nahas, Cristiano Mendes Gomes