Dados do Trabalho
Título
NEFRECTOMIA PARCIAL MINIMANENTE INVASIVA: UROLOGISTA X RESIDENTE
Resumo
INTRODUÇÃO: A Nefrectomia Parcial (NP) minimamente invasiva é um procedimento cirúrgico amplamente realizado e de alta complexidade, que proporciona excelentes resultados quando bem executada. Contudo, há distinções nos resultados dependendo se a cirurgia é realizada por um cirurgião experiente ou por um residente. Portanto, é importante entender as diferenças no desfecho cirúrgico entre os dois grupos.
OBJETIVO: Identificar as diferenças nos resultados perioperatórios entre o residente e o preceptor em pacientes submetidos à NP minimamente invasiva.
MÉTODOS: Coorte retrospectiva com 252 pacientes submetidos a cirurgia de NP minimamente invasiva, no período de janeiro de 2017 a abril de 2024. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: 227 pacientes operados por cirurgião (Grupo 1) e 34 pacientes operados por residentes (Grupo 2). Os desfechos analisados foram: tempo de isquemia, tempo operatório, volume de sangramento, margem cirúrgica e percentual de creatinina (mensurada através do valor três meses após e anterior a cirurgia). Foi utilizado o teste Qui-quadrado para variáveis categóricas e o teste T de Student para variáveis contínuas. As variáveis associadas ao desfecho foram incluídas na análise multivariada com a regressão logística binominal. A capacidade discriminatória foi analisada a partir da área abaixo da Curva ROC (AUC).
RESULTADOS: Os 2 grupos foram equiparáveis de acordo com sexo, idade, peso e tamanho da lesão. O tempo de isquemia, o tempo cirúrgico, o volume de sangramento e o percentual de creatinina mostraram associação com o desfecho. Na regressão o grupo 2 se mostrou fator preditor para maior tempo de isquemia (OR 1.07; IC 1.03 – 1.11; p<0.001), maior tempo operatório (OR 1.03; IC 1.02 – 1.03; p<0.001) e maior percentual de aumento da creatinina (OR 2.47; IC 1.20 – 5.08; p=0.013). O nível de graduação do cirurgião mostrou-se acurada para a predição do tempo de cirurgia (AUC=0,78; p<0,0001), sendo estabelecido como ponto de corte 130 minutos, esse possuindo sensibilidade de 88,24% e especificidade de 64,89%, para o tempo de isquemia (AUC=0,78; p<0,0001), o ponto de corte foi de 21 minutos, esse possuindo sensibilidade de 70,59% e especificidade de 79,36%.
CONCLUSÃO: Pacientes submetidos à NP realizada por residentes apresentaram maior tempo cirúrgico, maior tempo de isquemia e maior aumento da taxa de creatinina. Deste modo, a realização da cirurgia por urologista funciona como fator protetor para esses desfechos.
Palavras Chave
Nefrectomia Parcial; Análise Comparativa; Residente x Urologista Experiente
Área
Geral
Categoria
Coortes retrospectivas ou prospectivas
Autores
Arthur Santos Lima, LEONARDO BATISTA DOURADO, Letícia Freire de Carvalho Mattos, João Gabriel Pereira Souza, Filip Messias Santana Prado, Rafael Tourinho-Barbosa, Lucas Teixeira Batista