Dados do Trabalho
Título
TUBERCULOSE GENITURINARIA EM SANTOS-BRASIL, 2012 A 2022: ANALISES EPIDEMIOLOGICAS E DE FATORES DE RISCO
Resumo
Introdução
A tuberculose (TB) é a principal causa de morte por doenças infecciosas entre adultos em todo o mundo, sendo uma emergência de saúde pública global. O Brasil é o país com maior número de casos notificados de tuberculose nas Américas. A região da Baixada Santista detém o maior coeficiente de incidência de TB do Estado de São Paulo e os fatores de risco estão relacionados a diversidade de comunidades carentes e uma extensa área de palafitas em toda faixa litorânea da região.
Objetivo
Realizar um perfil descritivo dos casos de TB extrapulmonar (EPTB) no município de Santos, com ênfase nos casos geniturinários (GUTB), e comparar com dados de outras regiões do país.
Método
Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo de abordagem quantitativa dos casos de tuberculose extrapulmonar ocorridos no munícipio de Santos – SP, Brasil, no período de 2012-2022. Os dados foram extraídos online da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS TABNET). As análises foram realizadas por teste de qui-quadrado e os valores de p<0,05 são considerados estatisticamente significantes.
Resultados
No período de 2012 a 2022 foram notificados 984.525 casos de tuberculose extrapulmonar no Brasil, sendo que em 84,7% dos casos a localização da TB é ignorada. A GUTB representa 0,3% dos casos, que se mantiveram constantes (em torno de 0,2-0,3%) no Brasil, nas regiões do país e no município de Santos ao longo dos 11 anos analisados. Indivíduos de 60-64 anos do município de Santos apresentaram aumento significativo de GUTB (p<0,05) comparados aos dados do Brasil, com prevalência no sexo masculino.
Conclusão
No período analisado, destacamos a alta incidência de casos ignorados de EPTB em nosso país, bem como uma maior prevalência no sexo masculino. Com relação a GUTB no município de Santos, notamos maior significância estatística entre indivíduos de 60-64 anos, além de uma constância no número de casos durante os 11 anos avaliados. Em Santos, a TB relaciona-se com áreas mais carentes, na região portuária, que detêm historicamente maior diversidade de habitações precárias. Entender o comportamento epidemiológico da GUTB é fundamental para a criação de estratégias para detecção e tratamento precoce da doença, o que pode contribuir para a redução da morbidade e mortalidade associadas à doença.
Palavras Chave
Tuberculose; Tuberculose geniturinária; Tuberculose no Brasil
Área
Geral
Categoria
Coortes retrospectivas ou prospectivas
Autores
DEBORA LAENA BARROSO SACOMAN, VIVIANE SUZUKE, ANDRE LUIZ FARINHAS TOME, GUSTAVO HENRIQUE OISHI, WALTER FERNANDES CORREA, TARCISIO ABIB NETO, ROBERTO MONTORO NETO, WOITE ANTONIO BERTONI MELONI, RICARDO ALBERTO AUN