CPU 2024

Dados do Trabalho


Título

Terapia por Ondas de Choque de Baixa Intensidade – Vale a pena tentar em pacientes com Disfunção Erétil, não responsivos aos iPDE5?.

Resumo

INTRODUÇÃO
A Terapia de Ondas de Choque de baixa intensidade (LiSWT) é uma nova opção de tratamento da disfunção erétil (DE). Como qualquer novo tratamento, inicialmente gera muita curiosidade e dúvidas, pois irá ser comparado com tratamentos pré existentes e,
com resultados já estabelecidos. Mas o que fazer quando a terapia de primeira linha, os iPDE 5 não funcionam ou param de funcionar?

OBJETIVO
O objetivo do estudo foi analisar a resposta ao emprego da Terapia de Ondas de Choque de baixa intensidade (LiSTW) em pacientes não responsivos aos iPDE-5.

MATERIAL
O estudo foi realizado de forma prospectiva, de Janeiro de 2018 a Janeiro de 2023. Foram acompanhados 234 pacientes, com idade entre de 35 a 64 anos. Os pacientes foram avaliados inicialmente através de anamnese e responderam ao questionário IIEF.
Todos os pacientes assinaram o termo de consentimento informado. Os pacientes incluídos no estudo apresentaram valores hormonais normais Todos no estudo apresentavam: disfunção erétil há pelo menos 6 meses e ter feito com o uso de (tadalafila, sildenafila ou vardenafila), sem ereção rígida, o que consideramos apresentar o IIEF abaixo de 21 pontos. Todos os pacientes foram submetidos a seis sessões de LiSWT, a cada 7 dias, consecutivos, com aplicação das ondas em toda a haste externa peniana e base do pênis, conforme o protocolo do serviço.

RESULTADOS
Do total de 234 pacientes submetidos LiSWT, para tratamento da DE. Desses, 191 pacientes (81,62%) relataram a melhora da qualidade da ereção; IIEF 21, considerado o IIEF inicial, menor que 17.
Os resultados foram colhidos após a última sessão. Após 90 dias da última sessão, 168 pacientes (71,79%) relataram manutenção da rigidez peniana suficiente para a relação sexual.

CONCLUSÃO
A LiSWT é uma alternativa de tratamento, com bons resultados em grupos de pacientes selecionados. Deve ser oferecida como alternativa terapêutica após o uso da medicação oral sem resposta ou resposta parcial. Novos trabalhos, com grupos selecionados, randomizados, devem ser realizados, para analisar através do tempo e número de pacientes submetidos a esse novo tratamento que se trata de uma nova e eficaz terapêutica contra a disfunção erétil.

REFERÊNCIAS
VIEIRAALVES, Rodrigo R.; SCHUH, Mathias Ferreira; FAVORITO, Luciano Alves. Low-intensity extracorporeal shockwave therapy in the treatment of erectile dysfunction–a narrative review. International braz j urol, v. 49, p. 428-440, 2023.

Palavras Chave

shockwave terapy; erectile dysfunction; tadalafila

Área

Geral

Categoria

Coortes retrospectivas ou prospectivas

Autores

LEONARDO DE SOUZA ALVES